O Sol é para Todos ou To Kill a Mockingbird: Harper Lee




“Essas pessoas certamente têm o direito de pensar assim, e têm todo o direito de ter sua opinião respeitada – considerou Atticus. – Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não se deve curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa”.

O trecho acima é do livro O Sol é para Todos, de Harper Lee, norte-americana que fez um retrato cru e, ao mesmo tempo delicado das relações entre negros e brancos nos Estados Unidos. É mais do que um livro sobre tribunais. É também sobre os sabores e dissabores da infância. Como pode ser assustadora essa fase da vida. E maravilhosa. 

Nascida no estado do Alabama, Lee foi funcionária de empresas aéreas quando morou em Nova Iorque e teve contribuição fundamental no livro-reportagem A sangue frio (In cold blood), de Truman Capote, publicado em 1966.   

Nelle Harper Lee preferiu viver afastada dos holofotes da fama e morava reclusa na companhia dos livros que tanto adorava.

                                                                Cartaz/ divulgação Universal
O livro de Harper Lee foi para a telona em 1962

Em 2014, a autora assinou acordo com a HarperCollins para lançar e-book e  áudio-livro de To kill a Mockingbird. Num release distribuído à imprensa durante o lançamento, Lee disse que ainda se considerava da velha-guarda, que gostava da poeira dos livros antigos e das bibliotecas e estava surpresa e grata com a longevidade da obra e comemorou: - “Este é um Mockinbird para a nova geração!”

= Obrigada, Tetê, futura advogada, por ter me emprestado O Sol é para Todos. J


= = =  

Postagens mais visitadas deste blog

Parambólica Clarice

Tomaz Maciel, meu professor de literatura, se foi

Arquiteto Carlos Nascimento (in memoriam) será homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo