Arquiteto Carlos Nascimento (in memoriam) será homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo
foto: acervo família Nascimento Passos
|
O arquiteto Carlos Nascimento dedicou a vida a planejar Petrolina
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo vai realizar hoje (20) uma solenidade de homenagem aos arquitetos que tiveram atuação destacada na história de Pernambuco. Para quem vive em Petrolina, é mais do que merecida a celebração ao arquiteto Carlos Nascimento (in memoriam): “o grande legado de Nascimento é que ele instrumentalizou o planejamento urbano, com a definição das principais avenidas e bairros que ainda iriam surgir”, explica o arquiteto Cosme Cavalcanti.
Wandenkolk Tinoco também, justamente, está entre os homenageados. Formado na Faculdade de Belas Artes do Recife em 1958, inicia a carreira em meio à inauguração de um novo jeito de morar, o verticalizado: “Nós do Nordeste convivemos bem com os espaços ajardinados e os quintais. Gostamos do cheiro da terra.” É autor do edifício-referência, Villa da Praia, localizado em Boa Viagem.
Em Petrolina, Carlos Nascimento utilizou sua formação como urbanista para integrar as avenidas: “ele deixou suas digitais em muitas obras estruturadoras, como as avenidas da Integração, Monsenhor Ângelo Sampaio e Cardoso de Sá; Centro de Convenções; Monumento da Integração; creches e escolas”, recorda o engenheiro Flávio Cabral.
Carlos Nascimento também é responsável pela pérola fincada na praça central de Petrolina: a Concha Acústica, Carlos Nascimento casou-se com Gemma Galganni de Andrade Passos, com quem teve três filhos: Rachel, Deborah e David Bernardes de Andrade Passos.
“Eu tive a honra de conhecer Carlos Nascimento em 1998”, diz o conselheiro Tom Azevedo. E como você o definiria, pergunto:
- “Carlinhos era a alegria em pessoa!”
A solenidade será nesta quarta-feira (20) no Museu da Cidade do Recife, às 19h30, quando o CAU Pernambuco encerra a gestão 2014-2017. “É importante”, diz o conselheiro Luiz Rangel, “premiar as boas práticas com profissionais que foram relevantes para a Arquitetura e o Urbanismo”.
= = =