Gabriel, Miguel, Drummond e Chico


Me deu vontade de escrever sobre anjos. Vontade essa que foi crescendo à medida em que fiquei curiosa a respeito da hierarquia desses seres. Nessa crônica minha, vão entrar Clarice Lispector, é claro; meus sobrinhos-netos Gabriel e Miguel; também Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque, Virginia Woolf e Anne Rice.

Sim, eu nunca pensei que eu teria sobrinhos-netos e que eu poderia ser tão próxima deles. Quando eu lia na biografia de alguém, por exemplo, fulana foi sobrinha neta de Katherine Mansfield eu pensava: sim, caramba e daí?

Bom, acabei descobrindo que se houver proximidade na família, se você realmente for uma pessoa próxima do seu irmão ou da sua irmã, os filhos dos filhos deles serão seus sobrinhos-netos e, pasme, você será muito colada a eles. Maravilha.

Voltando aos anjos. Existem anjos e arcanjos. Arcanjos mandam muito. Mandam nos anjos. Mas quem nós chamamos para nos proteger?

Nesse lance angelical de que estou falando, também há os querubins e os serafins. Andei pesquisando e a hierarquia é mais ou menos assim: Serafim – Querubim -  Arcanjo – Anjo.

Como Carlos Drummond de Andrade vai aparecer nesse texto? É que ele escreveu sobre anjos no Poema de Sete Faces:

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

(...)

... e Chico Buarque, começa a canção Até o Fim, meio que conversando com Drummond sobre um anjo que entortou o personagem pela vida afora. O coitado, brasileiro, não sabia nem jogar bola:

Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim
(..)

Retornando ao mote dessa crônica, os anjos, volto também aos meus sobrinhos-netos, GabrielMiguel, que receberam nomes de anjos e anunciam que a família continua a crescer. 

Você deve estar pensando: caramba, essa cronista já tem sobrinhos-netos. Pois é. Tenho mais de 30 anos e você não pode confiar em mim, ouvi um brasileiro cantar.

Juro que eu nunca pensei que eu chegaria aos trinta. Achava longe demais quando então tinha catorze anos de idade.

Conheci meu amor quando ele tinha 30 anos. Ele completou 31 estações de vida 60 dias depois de darmos nosso primeiro beijo. Foi num mês de setembro como esse que começa hoje. Viva!

Se você leu essas palavras até agora, deve ter notado que faltaram Clarice Lispector, Anne Rice e Virginia Woolf. Vou falar sobre uma ligação que existe entre elas na próxima crônica J

= = = 

Postagens mais visitadas deste blog

Parambólica Clarice

Tomaz Maciel, meu professor de literatura, se foi

Arquiteto Carlos Nascimento (in memoriam) será homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo